sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Tecnologia Como Instrumento de Educação

A tecnologia esta em todo lugar, por mais que haja certa resistência a respeito ela já faz parte do cotidiano da sociedade; ela esta tão próximo que nem percebemos mais que os objetos que utilizamos no dia a dia é resultado de um processo tecnológico como: fogões, fornos, geladeiras, entre outros produtos que foram planejados para a sobrevivência.

Tecnologia é o conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplica ao planejamento, à construção e a utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade.

Desde o inicio da civilização, todas as eras correspondem ao predomínio de um determinado tipo de tecnologia. A partir do momento em que o homem sentiu a necessidade de superar os desafios da natureza para sobreviver e se alimentar foi consolidado em costumes, crenças e hábitos sociais perpassando gerações e gerações.

A evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos usos de determinados equipamentos e produtos, mas também transforma e altera o comportamento individual e social.

Ela transforma a maneira de pensar, agir, sentir, comunicar e de adquirir conhecimentos. Os meios de comunicação como à televisão, o rádio, o computador mais conhecidos como instrumentos de mídia interferem e muitas vezes são considerados pelas pessoas como parte indispensável da vida.

As mídias, como tecnologias de comunicação e de informação, invadem o cotidiano das pessoas e não são mais vistas como tecnologia mais como companhias, complementos.
È nesse contexto que a escola torna-se indispensável, como ação desafiadora na atualidade, é através da escola que surgem reflexos e criticidade em relação ao uso e a apropriação dessas tecnologias de comunicação e informação.

O papel da educação da educação deve voltar-se também para a democratização do acesso ao conhecimento, produção e interpretação das tecnologias, suas linguagens e conseqüências. Para isto é preciso preparar os professores para usar pedagogicamente as tecnologias na formação dos cidadãos que deverão produzir e interpretar as novas linguagens do mundo atual e futuro.

A escola como foi criada em sua excelência para cumprir o papel de formado de cidadãos encontra dificuldades em realizar diversos fatores políticos e sociais.

Para alcançar esse objetivo, procurando cumprir sua responsabilidade social, a escola precisa contar com professores capazes de captar, entender e utilizar na educação as novas linguagens dos meios de comunicação eletrônicos e das tecnologias que cada vez mais torna parte ativa das estruturas de pensamento e de seus alunos. Com isso o professor precisa esta preparado para lidar com todo o processo de tecnologia educacional, levando os alunos a uma reflexão sobre o uso e a utilidade de “novas tecnologias” que por sua vez ocupa cada vez mais espaço na educação escolar.

3 comentários:

  1. Concordo colega quando fala em seu texto que a tecnologia "altera e transforma o comportamento humano", o que vemos são pessoas que vivem conectadas no meio tecnológico, abandonam costumes, tradiçoes. Nesse contexto que a escola como formadora de cidadaos se veem obrigadas a se incerir nessa realidade, pois os alunos nao conhecem outra linguagem ao nao ser a da tecnologia.

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  2. Importante mostrar que a tecnologia esta presente no nosso dia-a-dia, e sendo assim é inevitável que a escola não a reconheça. Bacana você mostrar a idéia de que a escola cumpra sua função concialiando isso com as novas tecnologias

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  3. muito bom quando fala no seu texto que o professor precisa estar preparado para lidar com as tecnologias levando os alunos a refletir sobre a utilidade da mesma.

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